#2 : como o álbum k-12 da melanie martinez representa a adolescência das esquisitas?
nós passamos pelo mesmo
Oiie! Não é surpresa pra ninguém que a Melanie Martinez é uma das principais artistas alternativas (e minha cantora favorita), então com esse clima de volta as aulas eu decidi falar sobre como a era K-12 explana exatamente como é a adolescência das esquisitas. A protagonista do album/filme, Cry Baby, é uma jovem tida como estranha e diferente desde o debut da cantora, que leva seu nome. K-12 se passa no Ensino Médio da garota e cada música faz uma crítica diferente, o que é comum das obras dela. Vamos analisar as músicas?
#1 : Wheels On The Bus
Em “Wheels On The Bus”, Cry Baby se sente estranha e deslocada, tendo sua amiga Angelita ao seu lado. A letra fala sobre o amadurecimento adolescente, sobre a banalização de atitudes erradas em ambiente escolar e sobre não se encaixar. Em uma cena, Cry Baby pergunta a sua amiga se ela a acha esquisita. Isso prova sua insegurança e falta de vontade de estar ali, além de tudo o que a música fala. A letra repete a melodia e o título da famosa canção infantil “Wheels On The Bus” para fazer alusão ao amadurecimento descrito na letra. Fala sobre crescer e é o hino das quietinhas que não se encaixam.
#2 : Class Fight
Fala sobre a clássica briga por macho, além de inveja e bullying físico. O enredo é a raiva de Cry Baby por ver seu "único e verdadeiro amor" com Kelly, uma básica. Ao longo da letra, a violência é incitada várias vezes com o refrão do trecho acima. Vemos o bullying físico no final, com a protagonista apanhando e sendo mutilada por sua colega. É o hino de todas as que foram trocadas pela vadia básica.
#3 : The Principal
Fala sobre a negligência educacional por parte dos funcionários da escola, em específico o diretor. A letra ataca essas figuras de autoridade, que se importam mais com dinheiro do que com o bem-estar dos alunos. É o hino de todas que odeiam o colégio que estudam.
#4 : Show & Tell
A única do disco que não tem um significado escolar. Cito ela por ser a melhor música do K12. É uma crítica aos fãs obsessivos, ao capitalismo da indústria musical e a todos os seus comportamentos.
#5 : Nurse’s Office
Uma das mais intensas do álbum. A canção diz sobre o bullying, o sentimento de não-pertencimento, a vontade de ir embora. Há trechos em que o eu-lírico fala que esta cansado de querer ser esquecido, cansado da situação. Em uma outra parte, Cry Baby reclama com a professora sobre o bullying, que trata a situação de forma banal. A letra compara as feridas emocionais com as físicas, dizendo que “band-aids não curam”. É o hino de todas as que são odiadas por serem diferentes e sofrem ou já sofreram bullying.
#6 : Drama Club
Critica o drama forçado e a falsidade constante que as pessoas tem em mascarar sua verdadeira personalidade para se encaixar. Se você não segue o padrão, você é julgado. A verdade é que todo mundo é esquisito, mas alguns escondem a estranheza para se encaixar, que é o que é criticado na música. É o hino de todas as verdadeiras e sinceras que amam ser como são e odeiam falsidade (eu).
#7 : Strawberry Shortcake
É uma crítica à cultura do estupro, objetificação do corpo feminino, padrões de beleza inalcançáveis e a responsabilização feminina por casos de assédio. Com o refrão tendo como frase principal “é minha culpa”. Usa como tema principal a banalização da sexualização extrema do corpo feminino e como isso é apresentado socialmente como “normal”. Ao longo do disco, Melanie faz diversas analogias entre garotas reais e a Barbie, figura que esteriotipa as mulheres. É o hino de todas as garotas que se desenvolveram rápido e que sempre acabam sendo resumidas a um corpo bonito e também de todas que sofreram qualquer tipo de violação e foram silenciadas.
#8 : Lunchbox Friends
Fala sobre amizades superficiais, os amigos da escola que só são amigos pelo convivio. Também critica a toxicidade dessas amizades, que sempre criticam sua aparência, seu jeito, seus gostos. A letra cita o anseio por amizades que duraram para sempre, com uma conexão genuína, sem julgamentos. É o hino de todas as meninas que ficam sozinhas na escola por não terem amigas.
#9 : Orange Juice
Apoia a cura de distúrbios alimentares, como principal a bulimia. Melanie fala sobre como todos os corpos são perfeitamente imperfeitos e únicos. No clipe, Cry Baby troca de olhos com a outra jovem para ela enxergar o como é bonita. É o hino de todas que ja sofreram ou sofrem de T.A e de todas as que são inseguras e querem alcançar os padrões inalcansáveis.
#10 : Detention
Critica o sistema educacional que não apoia o aluno e não o incentiva a ir além do cobrado. Fala sobre o desejo de quebrar os comportamentos socialmente impostos, por exemplo, fingir felicidade o tempo todo. É o hino de todas que veem o como a escola não liga pra gente.
#11 : Teacher’s Pet
É sobre se relacionar com um cara mais velho na adolescência e toda a manipulação e dor emocional que isso pode causar e o quão inapropriado isso é. É o hino de todas as que quiseram crescer mais cedo ou se apaixonaram erradamente.
#12 : High School Sweethearts
É o guia de relacionamento de todas as meninas intensas que não tratam relações de forma banal. Fala sobre o primeiro namoro e de todas as expectativas colocadas em cima dele. É o hino de todas nós que só queremos se for o garoto perfeito.
#13 : Recess
Na minha opinião é uma das melhores músicas da Melanie. Embora fale sobre a sua jornada com a fama, também pode ser entendida como o amadurecimentos da infância para a vida adulta. A perca da inocência, ganho de maturidade e a percepção da realidade, É o hino de todas que tem medo de crescer.